Será que a fé cristã é apenas um sentimento pessoal, intransferível, que traz uma felicidade cujo amparo é apenas psicológico, sem qualquer embasamento intelectual ou lógico-racional? Essa é a visão comum das pessoas que não são cristãs, não é verdade? Será que a fé cristã é só isso mesmo, se manifestando como um mero sentimento originado numa crença irracional, vazio de boas razões ou evidências que a confirmem de modo independente?

Se a sua resposta a esses questionamentos acima é “não”, é provavelmente porque você sente a necessidade de promover a cosmovisão cristã de modo mais articulado, inteligente e gracioso na sua comunidade. Nesse sentido, convido-te a estabelecer um comitê Reasonable Faith na sua igreja, na sua universidade ou na sua comunidade local.

Torne-se também um diretor de comitê Reasonable Faith e faça parte da rede global de diretores! Além de poder se vincular oficialmente ao ministério do Dr. William Lane Craig, você também terá acesso a benefícios como:

  • Certificado de conclusão assinado pelo Dr. William Lane Craig.
  • Entrar na listagem de comitês no site oficial do Reasonable Faith, ficando visível globalmente, e não apenas na sua comunidade local.
  • Gratuidade de livros de interesse direto da apologética, para crescimento intelectual e espiritual, tanto no nível pessoal como também da sua comunidade.
  • Convite anual para participar do Encontro Anual de Diretores, nos EUA, com a participação do Dr. William Lane Craig.
  • Assistência direta dos diretores global e regional de comitês Reasonable Faith.
  • Um conta de e-mail no formato nome.sobrenome@reasonablefaith.org
  • entre outros!

No Brasil, o grupo AFC é responsável pela avaliação dos novos diretores de comitê Reasonable Faith! Abaixo, seguem os requisitos para criar seu próprio comitê:

Para se qualificar como diretor

  • Ser um cristão regenerado, ou “nascido de novo” (ref. Jo 3:3-7 e 2 Co 5:17), e que manifeste os frutos do Espírito (ref. Gl 5:22-23).
  • Estudar o livro Apologética Contemporânea, do Dr. William Lane Craig, que está a venda no site da editora Vida Nova.
  • Responder ao questionário do Guia de Estudo do livro, que poderá ser obtido entrando em contato com o grupo AFC. Mais detalhes, veja abaixo na seção “Como começar”.

Como começar

Para dar início ao processo de criação do seu comitê Reasonable Faith e se tornar um diretor, siga as etapas a seguir:

  • Entrar em contato com o AFC através do e-mail saulo.reis@reasonablefaith.org, para solicitar uma cópia digital do Guia de Estudo do livro Apologética Comtemporânea, do Dr. William Lane Craig.
  • No e-mail, informe seu nome completo, sua cidade e estado de residência. Não se esqueça de colocar também, no corpo do e-mail, um breve resumo do seu interesse na criação do comitê e da sua caminhada cristã atual. No assunto do e-mail, coloque as seguintes palavras: CRIAÇÃO DE COMITÊ REASONABLE FAITH.
  • Estudar o livro Apologética Contemporânea, do Dr. William Lane Craig. Este livro pode ser adquirido pelo site da editora Vida Nova.
  • Responder com adequação aos questionamentos do Guia de Estudo. Você poderá enviar suas respostas por e-mail num arquivo do Microsoft Word ou em PDF. Não há prazo estipulado para o completar o processo. Tome o tempo que for necessário, isso dependerá exclusivamente de você! Quaisquer dúvidas sobre os questionamentos poderão ser tiradas pelo e-mail também.

Para o novo comitê Reasonable Faith

  • O comitê terá liberdade para montar suas programações, desde que as atividades ocorram ao mínimo de uma vez ao mês.
  • As atividades estejam em alinhamento com os 8 princípios teológicos do Reasonable Faith.
  • O comitê precisa investir seu tempo no estudo e discussão de livros, vídeos ou apresentações públicas de relevância para a cosmovisão cristã.

Junte-se a nós! Faça-nos uma visita em um dos nossos encontros aqui na cidade de São Paulo. Não perca a oportunidade de se aprofundar no conhecimento da Verdade, representada singularmente pela pessoa de Jesus Cristo.

A apologética cristã é um meio muito poderoso de fortalecimento da cosmovisão cristã, não apenas de modo individual para o cristão através do Espírito Santo, mas principalmente de sustento intelectual da fé, e de testemunho para as pessoas que ainda não sejam cristãs. É preciso dar a razão da esperança que temos (ref. 1 Pe 3:15), para que outros também possam ter essa esperança neste mundo tão caído e necessitado de regeneração. A cosmovisão cristã trata da realidade do mundo, e sua profundidade é capaz de transformar as mentes, podendo ela suscitar também a transformação do coração operada pelo Espírito Santo. Esta é a verdadeira origem do sentimento de paz “que excede todo entendimento” (ref. Fp 4:7).


Saulo Reis
Saulo Reis

Diretor do Acrópole da Fé Cristã e mestrando em Matemática pela Unifesp. Engenheiro de Computação por profissão; professor de Matemática por paixão; Teólogo por amor a Deus.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.